O que é Sistema de Magia?


O que é Sistema de Magia?

ia — O que é um SISTEMA DE MAGIA? Você sabia que existe um jeito classificar a magia dos livros que você lê? Neste artigo nós vamos bater um papo sobre o que é um sistema de magia. Antes do Sistema de magia, a magia A magia é algo que encanta mulheres e homens desde o início dos tempos. Normalmente […]


O que é um SISTEMA DE MAGIA?
ia — O que é um SISTEMA DE MAGIA?

Você sabia que existe um jeito classificar a magia dos livros que você lê? Neste artigo nós vamos bater um papo sobre o que é um sistema de magia.

Antes do Sistema de magia, a magia

A magia é algo que encanta mulheres e homens desde o início dos tempos. Normalmente associada a fenômenos que sem explicação, ou feitos que extrapolam o acreditável, a magia está presente em nossos mitos, lendas e folclore, seja para explicar a criação do mundo, ou para acusar uma velha senhora reclusa de bruxaria.

Algo que sempre andou lado a lado com a magia foram as histórias. Desde que o homem aprendeu a contar histórias, passou a compartilhar feitos considerados místicos. Quando surgiu a literatura, a magia pegou carona em papiros e livros, e conseguiu chegar até os ebooks e audiolivros dos dias atuais.

Sistema de Magia — Dr. Estranho

Algo que todo escritor aprende, ou deveria aprender, é como apresentar a magia em seu universo, para que ela seja crível, ou seja, para que o leitor possa aceitá-la. Caso contrário seria muito simples desenvolver uma trama complexa, e no final, o protagonista resolver os problemas com uma magia misteriosa e super poderosa que surgiu do nada. Tornando assim, sua jornada totalmente desnecessária.

Foi dessa necessidade que surgiu o termo Sistema de Magia.

Se você preferir o conteúdo em vídeo, basta assistir abaixo ou no YouTube:

O termo Sistema de Magia

O termo Sistema de Magia foi cunhado por Brandon Sanderson, autor de uma das minha séries de fantasia favoritas: Mistborn.

Brandon Sanderson cunhou o termo Sistema de Magia
Brandon Sanderson cunhou o termo Sistema de Magia

Um sistema de magia é a maneira como funciona a magia no universo de um livro, filme ou anime. Se a magia terá ou não regras, o que um usuário pode ou não fazer com a magia, como o usuário acessa a magia e coisas assim.

A magia na literatura é o uso de habilidades que seres humanos comuns não possuem. Os usuários de magia não precisam ser magos, como em As Crônicas dos Kane, ou bruxos, como em Harry Potter.

No anime Naruto, os ninjas podem acessar elementos naturais, criar ataques junto com animais familiares, e usar seu chacra, fonte da magia nesse mundo, para aumentar a força física. São habilidades que excedem as do ser humano comum. Então podem ser classificadas dentro de um Sistema de Magia.

Diante disso, Brandon Sanderson dividiu os sistemas de magia nós em três tipos:

Sistema de Magia Dura ou Hard Magic

O Sistema de Magia Dura tem tudo muito bem estabelecido e explicado: regras, limites e consequências do uso da magia.

Peguemos como exemplo o universo de Harry Potter. Nesse universo, apesar de haver algumas exceções, um bruxo precisa usar uma varinha para lançar um feitiço. Precisa também aprender esse feitiço antes de lançá-lo. E quando ele está bem familiarizado com o feitiço, pode lançá-lo com a varinha sem pronunciá-lo.

No universo de Percy Jackson, um semideus só pode utilizar um poder que seu pai divino lhe concede. Percy Jackson, como filho de Poseidon, pode manipular a água, respirar debaixo d’água, entender os animais marinhos e controlar as correntes marítimas. Ele jamais poderá usar a inteligência de uma filha de Atena, gerar fogo com as mãos como um filho de Hefesto, ou invocar guerreiros mortos como um filho de Hades. Se ele o fizesse, seria tão estranho para seus leitores, como Harry Potter criasse asas se fizesse os passos da Hula-hula.

O que é Sistema de Magia — Percy Jackson
O que é Sistema de Magia — Percy Jackson

Sistema de Magia Suave ou Soft Magic

A magia do Sistema de Magia Suave não possui uma explicação muito definida. As regras, limites e consequências do uso da magia são vagos, criando certo encantamento nos personagens que a presenciam. O leitor nunca saberá exatamente o que o usuário da magia pode ou não fazer.

As histórias que utilizam Magia Suave não focam na magia em si. Ela é apenas mais um elemento utilizado na narrativa.

Um bom exemplo são As Crônicas de Gelo e Fogo. Os usuários de magia desse universo não tem regras definidas, e não é explicado como aprendem seus poderes.

Outro exemplo é a Wanda Maximoff no UCM. A princípio ela podia levitar as coisas e lançar energia nos oponentes. Mas na série WandaVision vemos que ela pode criar coisas, pessoas, mudar a realidade e o tempo de uma comunidade toda, e controlar a mente das pessoas. Isso sem nunca ter aprendido como usar os poderes.

Meio termo entre aos Sistemas de Magia anteriores

Existem universos onde são explorados os dois tipos de sistema de magia, a magia dura e a magia suave, como é o caso em O Senhor dos Anéis.

A magia de Gandalf é um exemplo de magia suave. Gandalf pode:

  • Fazer barquinhos de fumaça de cachimbo;
  • Criar uma barreira magica para se defender;
  • Invocar águias gigantes em determinadas situações, embora ninguém saiba porque ele não faz isso em outras situações que águas gigantes ajudariam muito;
  • Voltar a vida como mago branco, em vez de morrer.
Sistema de Magia — Gandalf

Por outro lado, temos o Um Anel, que utiliza um sistema de magia dura:

  • Quem usar o Um Anel pode desaparecer;
  • Quando você usa o anel, atrai os servos de Sauron até você;
  • Se você usar por muito tempo acaba se tornando um Smeagol.
Sistemas de Magia — Golum, ou Smeagol

O UCM é outro universo que mistura os dois tipos de sistema de magia. Se por um lado a Wanda utiliza a magia suave, o Dr. Estranho utiliza a magia dura. Em seu filme nós aprendemos que um mago, por mais que tenha aptidão para magia, como é o caso do Dr. Estranho, precisa aprender os feitiços que quer usar, e ser aceito pelos artefatos mágicos para utilizá-los.

Final

Me diz aí, qual tipo de sistema de magia você curtiu mais: a magia dura, a magia suave, ou a híbrida das duas? Me conta nos comentários.

Um abraço galera, e até a próxima.


O que é Sistema de Magia? was originally published in Crônicas de Etherion on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.

Rod Zandonadi (eu) é escritor de literatura de fantasia, adora podcasts, ama animes, séries e filmes da Marvel/DC. Sabe que um bom café é fundamental para um dia agradável, de preferência com mel. Além deste site, ele às vezes passa pelo blog do Luís Storyteller e no podcast Bardos de Litfan. Você pode encontrar meus livros na Amazon: https://amzn.to/2JZba8R E se quiser conhecer mais do meu trabalho: Wattpad - https://www.wattpad.com/rodzandonadi Blog Crônicas de Etherion - https://medium.com/cronicas-de-etherion

Contribua com o post