Iara – Renascida das Águas


Iara – Renascida das Águas

Iara é uma das lendas mais famosas do folclore brasileiro. Você sabe como se originou essa lenda que habita o imaginário popular?


Iara era uma linda indígena, filha de um poderoso pajé. Tinha sete irmãos, fortes guerreiros. Porém, ela era mais habilidosa que todos eles.

Um dia os irmãos se enfureceram por sua irmã ser melhor que eles na arte da luta. Se uniram e tramaram contra ela. Acreditaram que, juntos, a derrotariam e matariam. Assim apagariam a vergonha de terem uma irmã guerreira.

Para surpresa de seus irmãos, Iara venceu a todos. Tamanha foi a intensidade da luta, que os sete irmãos da guerreira pereceram.

Com medo da ira de seu pai, Iara fugiu.

O cacique, ao saber da morte dos filhos, odiou a filha. A perseguiu sem descanso, e quando a alcançou, lançou a garota no rio para morrer.

Iara foi salva pelos peixes e transformada. Alguns dizem que foram os deuses aquáticos que habitam em Loca, reinos dos deuses marinhos brasileiros, nos fundos das águas.

Iara - sereia do folclore brasileiro

Desde então, para se vingar, Iara canta para atrair homens para os rios. E quando eles chegam, ela os leva para o fundo dos mares.

Existe um consenso geral que a Iara é uma sereia. Algo interessante, no entanto, é que muitos atribuem o termo iara para todas as sereias de água doce. E o termo sereia fica para suas primas de água salgada.

Literatura de fantasia

Foram muitos os escritores que exploraram as lendas da Iara. Um desses trabalhos me conquistou: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro, do escritor Júnior Salvador.

Para adquirir esse livro, basta acessar: https://amzn.to/3n0m27P.

Iara em Etherion

Nossa querida sereia também aparece em meu livro Lâminas e Corações, onde a deusa Athena interage com deuses da mitologia japonesa e da mitologia tupi-guarani.

Iara é uma das criaturas folclóricas que aparece no livro, interagindo com Athena e Pallas, as protagonistas da história. Juntas, elas tentarão, ao lado de Tupã e outros deuses brasileiros, impedir uma invasão em larga escala de youkais (demônios japoneses) no Brasil.

Para ler esse livro de graça, basta acessar: https://www.wattpad.com/story/202145855.

E aí, curtiu a lenda da sereia do nosso folclore? Se tiver um livro que aborde essa lenda incrível, não deixe de comentar.

Ah! Nos ajude compartilhando esse artigo com seus amigos e familiares 😉🧜‍♀️.

Livro recomendado: A Filha do TempoOs Descendentes de Etherion

Rod Zandonadi (eu) é escritor de literatura de fantasia, adora podcasts, ama animes, séries e filmes da Marvel/DC. Sabe que um bom café é fundamental para um dia agradável, de preferência com mel. Além deste site, ele às vezes passa pelo blog do Luís Storyteller e no podcast Bardos de Litfan. Você pode encontrar meus livros na Amazon: https://amzn.to/2JZba8R E se quiser conhecer mais do meu trabalho: Wattpad - https://www.wattpad.com/rodzandonadi Blog Crônicas de Etherion - https://medium.com/cronicas-de-etherion

Contribua com o post