O que é uma Plataforma de Autor?


O que é uma Plataforma de Autor?

Partiu entender o que é uma Plataforma de Autor e como ela é fundamental para o seu crescimento como escritor?

O que é uma Plataforma de Autor

Se você nunca ouviu sobre os benefícios de criar Plataforma de Autor, está no lugar certo. Mesmo se já leu sobre o assunto, esse texto vai te ajudar. Afinal, sempre tem uma coisa nova que aprendemos, não é?

E quando se trata de sua Plataforma de Autor, o aprendizado não para. Isso se dá porque as tecnologias não param. Evoluem, se modificam, caem na obsolescência. E coisas novas que, dias atrás seriam inviáveis, passam a ser importantes para seu público.

O que torna essas tecnologias importantes para você.

Então vamos bater um papo sobre o que é essa Plataforma de Autor. E sobre como ela vai te ajudar a vender livros, entre outras coisas.

Neste artigo nós bater um papo muito importante sobre:

  • A importância de uma Plataforma de Autor
  • Porque devemos nos assumir como escritores
  • Que ferramentas são essenciais em uma Plataforma de Autor
  • Como projetar sua imagem
  • Como criar autoridade
  • Por onde devo começar?

A importância de uma Plataforma de Autor

Vamos começar do começo – sim, o pleonasmo foi de propósito.

A importância de uma Plataforma de Autor
A importância de uma Plataforma de Autor

Segundo a escritora Ronize Aline, “uma Plataforma de Autor é o esforço consciente e continuado de fortalecer sua posição junto a todos os atores do mercado editorial”.

O que raios isso significa?

Significa que você empregará ações e criará estratégias para criar uma comunidade em torno de sua marca como escritor. Essas ações impactarão leitores em potencial, editores, ilustradores, agentes literários, profissionais de marketing editorial e etc. Pessoas essas que podem contribuir direta e indiretamente com sua carreira. Seja se tornando um leitor, uma editora fechando um contrato com você, ou uma parceria com um ilustrador para uma série de contos que você pretende lançar através da autopublicação.

Legal, curti. Como eu faço isso?

Para construir uma comunidade ao seu redor, você precisa atrair pessoas. Para atrair pessoas, é preciso se comunicar. Nós vamos falar disso mais para frente. O que você precisa ter em mente sobre uma Plataforma de Autor é:

  • existe um público para o que escrevo;
  • posso alcançar esse público através de estratégias de comunicação;
  • preciso entender como esse público reage ao que publico, e adequar minhas estratégias para que essa pessoas engajem cada vez mais com meu conteúdo
  • tenho que adaptar meu conteúdo para que as pessoas que me seguem se tornem meus leitores

Eu sou escritor – Porque devemos nos aceitar

A Plataforma de Autor é a criação de uma comunidade ao seu redor. Não de você, pessoa. De você: escritor. Por isso o primeiro passo é você aceitar que é um escritor.

Porque devemos nos assumir como escritores
Porque devemos nos assumir como escritores em uma plataforma de autor

Para muitas pessoas isso é fácil, eu sei. Para outras, nem tanto.

São muitos os fatores que impedem sua aceitação como escritor. Vergonha ou medo do que familiares e amigos vão falar estão entre as razões mais citadas. Sim, isso não é um problema só seu. É algo quase intrínseco em nossa sociedade.

O receio de assumir o novo é algo humano. Enfrentarmos isso é o que importa. Existem três caminhos que você pode seguir, se pretende que as pessoas leiam seus textos.

Entenda que você não é obrigado a tomar uma decisão assim enquanto não estiver pronto. Se nunca estiver, tudo bem. Esse texto não tem o objetivo de te forçar a nada. Apenas te mostro as opções que você tem:

  • Usar pseudônimo
  • Encarar como hobbie
  • Se assumir como escritor

Usar Pseudônimo na Plataforma de Autor

Uma alternativa para muitas pessoas é usar um pseudônimo. Você irá criar toda uma estratégia em volta de um personagem que, teoricamente é você. Mas não estará diretamente ligado ao seu nome.

Até escritores que se aventuram em mais de um gênero, usam essa estratégia. Eu uso apenas meu apelido, Rod. E se fosse escrever, sei lá, romance policial, poderia usar algo diferente. R. D. Alves, ou qualquer outra coisa.

Encarar como Hobbie na Plataforma de Autor

Outras pessoas assumem que a escrita é um hobbie. É mais fácil para as pessoas aceitarem, e de você aceitar, algumas vezes. E você pode investir em sua Plataforma de Autor enquanto as pessoas mais próximas acham que aquilo é apenas uma forma de passar tempo.

Existem vantagens nessa abordagem. Você já pode iniciar sua Plataforma de Autor, atraindo pessoas para o conteúdo que você cria.

Por outro lado, assumir a escrita como um hobbie pode te dar a sensação de que não precisa levar as coisas tão a sério. Sem contar que sua família pode não entender investir tanto em algo que, teoricamente, seria só algo para os horários de descontração.

Se assumir como escritor na Plataforma de Autor

Essa talvez seja a opção mais complicada de se tomar. E a mais simples.

A partir do momento que você senta com sua família e diz: pessoal, eu estou escrevendo um livro e pretendo publica-lo, as coisas mudam.

Deixe claro que você não está largando seu emprego, nem nada do tipo. Apenas seja sincero em suas intenções como escritor. E diga já nessa conversa que irá investir tempo e, talvez, alguns recursos para aprender como se faz isso do jeito certo.

Para chegar nesse ponto, é preciso que você tenha se aceitado. E que saiba a hora certa de fazer isso.

Minha experiência na Plataforma de Autor

Por experiência própria, é libertador.

Eu comecei a escrever uma história sobre anjos e demônios há uns quinze anos, creio. Comentei com minha esposa, e ela achou legal. Mas quando encarei uma história que queria mesmo publicar e contei para ela, ganhei seu apoio. Ela me defendia, e até hoje defende, quando algum parente ou amigo faz gozação.

Depois disso, fiz uma publicação no meu facebook falando sobre minha decisão. Eu já tinha publicado A Filha do Tempo, meu primeiro livro, no Wattpad. Coloquei o link na publicação do Face, e muitos curiosos foram lá para ver.

Nenhum amigo ou parente meu se tornou meu leitor. Eles não são o meu público alvo. Meu público alvo são adolescentes e jovens que gostem de fantasia e ficção científica. Mas todos sabem que sou escritor.

Isso foi importante também quando eu decidi criar meu Instagram de escritor. E quando autopubliquei meu primeiro conto na Amazon.

Quais as ferramentas essenciais em uma Plataforma de Autor

Agora que você entendeu o que é uma Plataforma de Autor, e a importância de você assumir a escrita como parte fundamental de sua vida, vamos falar do que você precisa ter para construir essa comunidade. E quanto você irá investir nisso.

Que ferramentas são essenciais r
Que ferramentas são essenciais em uma Plataforma de Autor

Calma. Quando falo investir, não falo em dinheiro (embora você possa fazer investimentos financeiros também). Falo principalmente de tempo. Porque a criação de uma Plataforma de Autor é algo que demanda certo tempo de sua parte.

Redes Sociais – fundamental na Plataforma de Autor

As redes sociais são, talvez, as mais conhecidas ferramentas de marketing digital. Quando o assunto é criar público, uma rede social é, sem dúvida, eficaz.

A questão é que cada rede social tem suas peculiaridades. Elas foram projetadas com um objetivo: fazer as pessoas ficarem o maior tempo possível rodando seus feeds de conteúdo. Então, se você quer se dar bem em uma rede social, precisa investir tempo nela.

Uma coisa que você precisa ter em mente é não investir em todas.

Saiba onde está seu público. Qual rede social eles passam mais tempo?

Em geral, pessoas mais velhas passam mais tempo no Facebook. O TikTok é o point dos adolescentes. Mas não dá para estereotipar. O esquema é saber onde está seu público-alvo e investir ali, criando conteúdo que tenha a ver com o que você escreve.

Se você curte o Instagram, eu tenho um vídeo bacana com estratégias para conseguir leitores por lá.

3 PASSOS PARA CONSEGUIR LEITORES NO INSTAGRAM – COMO DIVULGAR UM LIVRO NAS REDES SOCIAIS
Puxa Rod, não curto redes sociais.

Entendo, não é todo mundo que gosta. Por isso existem outras ferramentas que demandem menos tempo.

Blog

Eu vou bater muito nessa tecla por aqui: o Blog não morreu.

Também não ficou obsoleto. Existem muitas vantagens em se usar um blog. Várias delas foram listadas pelo escritor Luís Arévalo:

Estou preparando um artigo sobre o assunto, mas o que você já tem que ter em mente é: o Google gosta de blogs.

Tá Rod, o que eu tenho a ver com o Google?

A resposta é: tudo.

Tudo que você publica na internet é encontrado pelo Google. E tudo que as pessoas pesquisam na internet, pesquisam no Google.

Se você quer se tornar uma autoridade no gênero que escreve, use o blog para isso. Escreva artigos que tenham relevância sobre o que você escreve.

Seus livros são de ficção científica? Fale no seu blog sobre filmes do Star Wars. Escreve romance romântico? Faça resenhas sobre livros do tipo, como A Culpa é das Estrelas e a série Bridgertons. Escreve fantasia? Escreva artigos comparando os livros e os filmes de Harry Potter.

A importância do blog para o conteúdo do autor

Um blog é importante na Plataforma de Autor, já que nele você pode explorar coisas que não faria em um livro. Ou em uma rede social.

Quer escrever um conto? Publique no seu blog.

Que tal uma série de crônicas do dia a dia? Faça no blog.

Está a fim de se aventurar em poesias, quer escrever dicas para escritores ou fazer um diário de escrita? Já adivinhou né… usa o blog.

Site

Cara, você já falou do blog. Pra que site na Plataforma de Autor?

Os dois podem ser parecidos, mas não são a mesma coisa.

Em um blog, como eu disse, você criará conteúdo que trará seu público-alvo até você. Resenhas, dicas, tutoriais… qualquer conteúdo que traga uma pessoa que não te conhece até o blog.

Em seu site, você mostrará quem você é.

É onde seus futuros leitores encontrarão sua biografia, quem é você, fotos, seus livros e onde encontrá-los.

Pegue o exemplo do meu site. Nele você encontra informações sobre minha carreira e o que faço como escritor. Minhas redes sociais, blogs que participo, meu podcast (apesar de estar meio abandonado rs), meus livros e onde encontrá-los.

E dentro do site, tem o meu blog. É nele que escrevo os artigos com dicas para leitores e escritores, além de alguns surtos como a fanfic O Aniversário de Thalia, do universo de Percy Jackson.

Newsletter

Este é um recurso muito interessante, que muita gente usa e muita gente deveria usar (tipo eu).

Uma newsletter é um tipo de distribuição regular a pessoas que assinam (sem custo algum) essa distribuição, que aborda geralmente um determinado assunto. De forma mais leiga, é quando você concorda em receber em seu email o conteúdo de um criador de conteúdo.

Essa ferramenta é usada como recurso de muitos sites e blogs. Normalmente você assina uma newsletter e recebe um ebook, ou um desconto em um produto, ou algo do tipo.

É uma forma bem legal de avisar seus leitores que têm artigo novo em seu blog; vídeo novo no youtube; ou que você acabou de lançar um novo livro na Amazon.

WhatsApp / Telegram

Essa ferramenta tem sido muito explorada. Você não precisa ter conta comercial ou coisa assim. Basta criar um grupo no WattsApp ou no Telegram e começar a compartilhar conteúdo.

É a ferramenta que requer menos de você, em teoria. Você pode criar um grupo sobre ficção científica, e todo dia mandar áudios com as novidades do gênero. E o melhor, isso pode crescer, saindo da literatura. Você pode falar de games, filmes, séries e HQs. Pode apresentar ilustrações de personagens, ou artigos que encontrou que podem ser interessantes para seu público.

Entre os dois apps, confesso que prefiro o Telegram para usar na Plataforma de Autor. Nele você pode criar um canal onde só você manda conteúdo. Os seguidores irão interagir através de um boot, que é simples de programar. E além do canal, você pode criar um grupo atrelado ao canal, onde os seus seguidores poderão interagir com você, e entre eles.

Como projetar sua imagem na Plataforma de Autor

A dica aqui é você saber o que quer passar para sua comunidade.

Como projetar sua imagem em sua plataforma de autor
Como projetar sua imagem em sua plataforma de autor

Como você quer que as pessoas o vejam? Quais valores você vai mostrar? Que temas irá discutir, e o que deixará de lado? Pense em tudo isso antes de começar a compartilhar o que você pense e senta em sua Plataforma de Autor.

Não estou dizendo para você ser falso ou mentir. Mas tem partes da sua vida que são suas. Suas de das pessoas com as quais você quer abrir isso: companheiro, família e amigos. Você não precisa e nem deve abrir tudo que você é sua comunidade.

Deixando isso claro, algumas coisas sobre sua imagem.

Username

Antes de criar suas redes sociais, blogs e sites, pesquise para usar o mesmo username em todos.

O username é o nome de usuário que você tem em cada rede social. Por exemplo, meu site é www.rodzandonadi.com. Meu Instagram é @rodzandonadi. Meu YouTube é https://youtube.com/rodzandonadi.

Em qualquer rede social que você pesquisar, você me achará como rodzandonadi. Isso porque eu pesquisei antes de criar meu Instagram, que foi a primeira rede social da mina Plataforma de Autor.

Isso é mesmo importante, Rod?

Pense assim: imagine que você começou um canal do YouTube e pediu para as pessoas seguirem você no Instagram. Um determinado seguidor do YouTube fica com aquilo na cabeça, e depois procura seu username no Instagram. Mas no IG, seu username é matadordetrolls123, e no YouTube, o username é matatrollsprasempre.

O seu seguidor até pode voltar no YouTube para procurar suas redes sociais, mas estamos falando de redes sociais. Qualquer foto ou vídeo diferente pode tirar a atenção dele. E se naquele dia você tinha preparado um post especial no Instagram, aquele seguidor perdeu.

E quando estamos começando, uma pessoa que perde nosso conteúdo é muita coisa.

Foto

Essa parte é outra complicada.

Seus seguidores precisam te reconhecer em qualquer rede social que você tenha. Então, por favor, não tenha 50 perfis cada um com uma foto.

Lógico que não precisa ficar com a mesma foto para sempre. Mas se trocar em uma, troque nas outras. Pelo menos nas redes sociais em que você é ativo.

Bio

Sabe aquele resumo que coloca em toda rede social? Padroniza fio.

Não dá para você ser “um cara que veio do espaço” no Twitter, e “um samurai espacial da dimensão Z” no Instagram. Deixa pra viajar nas suas histórias, por isso somos escritores.

Plataforma de autor – Como criar autoridade

A autoridade é a peça chave da estratégia da sua Plataforma de Autor. Ter autoridade em um nicho significa que você entende sobre o que acontece ali.

Como criar autoridade em uma Plataforma de Autor
Como criar autoridade em uma Plataforma de Autor

Eu por exemplo, sou escritor de ficção especulativa, com foco em fantasia. Mas tenho me aventurado em ficção científica. Então, minha autoridade precisa estar ligada ao gênero que escrevo.

Se você visitar meu IG, verá que o foco ali é literatura de fantasia. Eu falo um pouco sobre escrita. Falo sobre super heróis. Mas o foco é fantasia, porque é por isso que quero que as pessoas me conheçam.

Sem modéstia, já disseram que meu IG é um dos melhores sobre fantasia que encontraram. Lógico que levo em conta que as pessoas não conhecem muitos IGs do meu gênero. Mas não deixa de ser um indicador de que estou no caminho certo.

E não, não foi minha mãe que falou isso.

Para ter autoridade, você precisa saber do que está falando. E passar convicção quando o fizer. De nada adianta eu “me vender” como especialista em literatura de fantasia, se nunca ouvi falar de Tolkien, não sei o que raios é Harry Potter, e não leio nenhum lançamento de autores famosos do gênero como Sarah J. Maas e Rick Riordan.

Escrever literatura de fantasia não me faz entender disso. Consumir conteúdo sobre literatura de fantasia, por outro lado, é uma ótima maneira de ter repertório. Tendo repertório, você tem conteúdo. E pode passar esse conteúdo para as pessoas.

Mas tente focar em uma coisa por vez. Agora que estou me aventurando na ficção científica. Fiquei três anos produzindo conteúdo com foco quase total em fantasia.

Isso porque, se tentar acertar em muitos alvos de uma vez, é bem capaz que não acerte nenhum.

Por onde devo começar minha Plataforma de Autor?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares, não é?

Por onde devo começar minha plataforma de autor
Por onde devo começar minha plataforma de autor

A resposta é mais simples do que você imagina: comece pelo que você consegue dar conta.

Se você começar a seguir gurus do marketing, eles vão te dizer para postar tantas vezes por dia/semana, publicar X stories, gravar sei lá quantos vídeos. E depois de tudo, plantar bananeira. E com o tempo que sobrar, viver sua vida.

Eu caí nesse engano.

Produzia conteúdo que nem um louco. E advinha: quase não tinha retorno.

Foi quando decidi largar mão. Tenho uma vida que não está atrelada à escrita. Sou desenvolvedor de sites e aplicativos; casado com a mulher mais incrível que conheço; tenho minhas cachorras para cuidar; ajudo a cuidar do meu pai, já idoso; tenho compromissos com pessoas próximas a mim: família e amigos.

Não posso largar tudo isso, que realmente é importante, por causa de produção de conteúdo.

Então eu foco no que dou conta.

Interajo no Instagram e produzo conteúdo lá. Quando não, dá, deixo quieto e não esquento.

Tenho meu canal no YouTube, e já não gravo vídeos faz uns três meses. Por incrível que pareça, depois que parei de gravar, o canal não para de crescer – e vamos falar sobre isso em outro artigo, sobre a qualidade do seu conteúdo.

Twitter apareço dia sim, semana não.

No Facebook eu sou um fantasma.

Então escolhi ser ativo aqui, no site/blog. E no meu Canal do Telegram (entra lá, tem conteúdo quase todo dia).

Não confunda prioridade com falta de vontade

Importante entender que não deixo de interagir com minha comunidade por bobeira. Eu priorizo minha família, meu serviço e coloco minha Plataforma de Autor depois. Minha esposa é minha prioridade depois de Deus, e meus livros e minha carreira de escritor não podem ultrapassar isso.

Invista em sua Plataforma de Autor de acordo com o tempo que você tem. Conforme o retorno chegar, reavalie seus horários e veja se dá para aumentar seu tempo com a comunidade em geral.

Lembre-se de que sua saúde mental é mais importante que tudo. Então não tente ir com tudo logo de cara.

Conclusão

Espero que sua carreira possa decolar com as dicas desse artigo. A Plataforma de Autor é muito importante, e vale a pena investir nisso.

Te convido mais uma vez para entrar no meu Canal do Telegram, onde trago dicas de escrita e do gênero que escrevo (fantasia): folclore e mitologia.

Deixo aqui alguns artigos que serviram como fonte de pesquisa:

Rod Zandonadi (eu) é escritor de literatura de fantasia, adora podcasts, ama animes, séries e filmes da Marvel/DC. Sabe que um bom café é fundamental para um dia agradável, de preferência com mel. Além deste site, ele às vezes passa pelo blog do Luís Storyteller e no podcast Bardos de Litfan. Você pode encontrar meus livros na Amazon: https://amzn.to/2JZba8R E se quiser conhecer mais do meu trabalho: Wattpad - https://www.wattpad.com/rodzandonadi Blog Crônicas de Etherion - https://medium.com/cronicas-de-etherion

Contribua com o post