Você conhece o Rick Riordan Presents?


Você conhece o Rick Riordan Presents?

Curte Percy Jackson e já terminou de ler os livros desse universo? Então você vai curtir o selo Rick Riordan Presents.

Aru Shah e o Rick Riordan Presents

Se você é fã de mitologia e curte fantasia urbana, há uma grande chance de você ter lido a série Percy Jackson e os Olimpianos. E todas as outras séries do Riordanverso. O único problema é que Rick Riordan não vai escrever apenas sobre mitologia para todo o sempre. E é difícil encontrar histórias desse gênero com o mesmo nível de qualidade.

Na verdade, não é, não.

Já ouviu falar do selo Rick Riordan Presents? Se ainda não ouviu, o Rick Riordan Presents é um selo do escritor Rick Riordan e da Disney. O objetivo desse selo é lançar autores que escrevam histórias fantásticas que englobem mitologia para o público infanto juvenil.

Nas palavras do próprio Rick Riordan:

Basicamente, nosso objetivo é publicar grandes livros de autores de nível médio de culturas e origens pouco representadas, para deixá-los contar suas próprias histórias inspiradas na mitologia e no folclore de sua própria herança. Com o passar dos anos, recebi muitas perguntas de meus fãs: “Você algum dia escreverá sobre a mitologia hindu? E quanto ao nativo americano? E quanto a chinês? ” Percebi que havia muito interesse em ler aventuras de fantasia baseadas em diferentes mitologias mundiais, mas também sabia que não era a melhor pessoa para escrevê-las. Muito melhor, pensei, usar minha experiência e minha plataforma na Disney para destacar outros grandes escritores que, na verdade, são dessas culturas e conhecem as mitologias melhor do que eu. Deixe-os contar suas próprias histórias e farei tudo o que puder para ajudar esses livros a encontrarem um grande público.

O primeiro livro lançado pelo selo foi Aru Shah e o Fim dos Tempos. Esse incrível livro que traz inúmeros mitos e lendas da mitologia hindu foi escrito pela talentosa Roshani Chokshi. Ele nos apresenta a Aru, uma garota que não tem nada de especial, a não ser seu pijama de Spiderman. E um dom especial para mentir.

E foi uma das mentiras que contou para seus colegas de sala que a meteu na maior enrascada.

Eu falei dele nesse vídeo, que traz outros livros muito bons para os fãs de Percy Jakcon:

Sinopse de Aru Shah, 1º livro do selo Rick Riordan Presents

Saca só a sinopse:

Aru Shah é uma garota cheia de imaginação e, para se sentir aceita na escola, sempre aumenta a verdade. Ter um elefante de estimação, ser da realeza, fazer viagens imaginárias a Paris, ter um chofer… Bem, as mentiras que conta não são poucas, mas Aru tem lá suas razões. Nestas férias, por exemplo, enquanto os outros alunos estarão viajando para lugares superexóticos em suas casas chiques de veraneio, ela terá que ficar plantada no Museu Arqueológico de Arte e Cultura Indiana, onde sua mãe trabalha. Um dia, três colegas resolvem aparecer no museu para pegá-la em uma de suas mentiras. E eles não acreditam de jeito nenhum que a Lâmpada de Bharata realmente seja amaldiçoada. Apenas uma acendida rápida, Aru pensa, contrariando as regras do lugar. Daí, nada de mentir novamente na escola…

Entretanto, acender a lâmpada traz consequências catastróficas.

Sem querer, Aru Shah liberta Sono, um demônio ancestral cujo objetivo é despertar o Deus da Destruição. Além disso, sua mãe e seus colegas ficaram congelados no tempo. Agora, Aru deve dar um jeito em toda essa bagunça, e a única forma de impedir Sono é encontrando as reencarnações dos lendários irmãos Pândavas numa jornada pelo Reino da Morte. Mas como uma garota usando seu pijama do Homem-Aranha será capaz de enfrentar tudo isso? Aru Shah e o fim dos tempos é o primeiro volume da Saga Pândava, série de estreia do selo Rick Riordan Apresenta.

Esse livro foi uma das melhores leitoras que já fiz. É muito gostoso acompanhar Aru Shah e ver o diferente conceito de semideuses que foi estabelecido nesse universo. Sem falar dos colegas de Aru: Mini, uma nerd que tem medo de pegar doenças; e Boo, um pombo que é um ex-guardião. Mini e sem duvida minha pândava preferida.

Infelizmente, os únicos livros traduzidos para o português do selo Rick Riordan Presents foram Aruh Shah e o Fim dos Tempos; e Aru Shah e a Canção da Morte. Não encontrei, até o momento, nenhuma informação sobre outra obra do selo sendo traduzida.

Talvez falte o público brasileiro fazer mais barulho. A galera viciou no Riordanverso, e as vezes não se abre para novas experiências. Vamos esperar que a Platafroma 21, responsável pelo lançamento da Saga Pândava aqui no Brasil, se interesse em terminar a saga (que já conta com cinco livros lançados) e trazer os demais títulos. Ou, pelo menos, que outras editoras se interessem pelo Rick Riordan Presents.

Nós, fãs de mitologia e fantasia urbana, agradecemos.

Me diz aí, gostou do selo Rick Riodan Presents?

Rod Zandonadi (eu) é escritor de literatura de fantasia, adora podcasts, ama animes, séries e filmes da Marvel/DC. Sabe que um bom café é fundamental para um dia agradável, de preferência com mel. Além deste site, ele às vezes passa pelo blog do Luís Storyteller e no podcast Bardos de Litfan. Você pode encontrar meus livros na Amazon: https://amzn.to/2JZba8R E se quiser conhecer mais do meu trabalho: Wattpad - https://www.wattpad.com/rodzandonadi Blog Crônicas de Etherion - https://medium.com/cronicas-de-etherion

Contribua com o post