O que é Fantasia Sombria


O que é Fantasia Sombria

Um dos subgêneros mais amados pelos fãs de fantasia e terror. Vamos falar sobre fantasia sombria, ou dark fantasy

O que é fantasia sombria

Há muito tempo escrevi um texto sobre literatura de fantasia aqui Medium. O texto aborda de forma geral o que é literatura de fantasia e quais seus principais subgêneros.

Você pode ler o artigo clicando no link abaixo:

O caminho até a fantasia sombria

No artigo de hoje começaremos uma série que abordará os subgêneros da literatura de fantasia. Sem muita surpresa, a série chama-se Subgêneros da Fantasia. Sim, criatividade bombando por aqui.

A fantasia é um subgênero da literatura fantástica, que por sua vez, é um gênero literário no qual seus textos utilizam elementos inexistentes na vida real, ou são considerados fora da realidade.

Aprofundando um pouco na fantasia, ela é um gênero que utiliza elementos mágicos, místicos e sobrenaturais em suas obras.

O que é fantasia sombria

A fantasia sombria, ou dark fantasy, é um subgênero da literatura de fantasia, onde os elementos fantasiosos são misturados aos elementos do terror, ou horror, que por sua vez é um subgênero da literatura fantástica criado com intuito de causar medo e aterrorizar.

A mistura dos elementos da fantasia e do horror é encontrada em histórias de alta fantasia (histórias que se passam em mundo mágicos, repleto de elementos fantásticos) e baixa fantasia (histórias que se passam no mundo comum, em eventos que englobam seres, artefatos e poderes fantásticos).

O termo é usado paradoxalmente como sinônimo de terror sobrenatural é gótico, ou como uma alternativa para os conceitos de terror/gótico que são “muitos escuros”, e tem características próprias.

Genericamente, fantasia sombria refere-se a obras fantásticas que têm uma atmosfera sombria, ou uma sensação de horror e medo, não se encaixando nos tradicionais conceito de gótico e terror, como O Labirinto do Fauno.

Gertrude Barrows Bennett tem sido chamada de “a mulher que inventou a dark fantasy”. Entre seus livros mais famosos está Claid, que H. P. Lovecraft classificou de “um dos romances de fantasia e ficção mais estranhos e fascinantes que alguém poderia ler”.

Porém, o termo fantasia sombria foi cunhado por Charles L. Grant e Karl Edward Wagner, embora ambos os autores pertencessem a diferentes estilos de ficção — Charles se dizia especialista em fantasia sombria e terror silencioso; enquanto Edward escrevia horror, ficção científica e fantasia heróica.

Brian Michael Stableford, um escritor britânico de ficção científica, argumenta que “fantasia sombria” pode ser corretamente definida como subgênero de histórias que tentam “incorporar elementos de ficção de horror” para as fórmulas padrão de fantasia.

Isso sugere que terror sobrenatural é definido principalmente no mundo real e é uma forma de “fantasia contemporânea”, considerando que terror sobrenatural é definido no todo ou em parte nos “mundo secundários” deve ser descrito como “dark fantasy”.

Um dos romances de fantasia e ficção mais estranhos e fascinantes que alguém poderia ler.
H. P. Lovecraft sobre Claid, livro de Gertrude Barrows Bennett

Livros de Fantasia Sombria

Existem muitos livros desse gênero, escritos por autores estrangeiros e nacionais. A Leyane do blog Imersão Literária escreveu um artigo onde listou seu Top 3 de livros de fantasia sombria, ainda deixando um quarto livro como bônus. Indico essa leitura:

Livros de fantasia sombria de André Vianco

Outra indicação de fantasia sombria que faço são os livros do escritor, roteirista e professor de escrita André Vianco. Vianco fez muito sucesso na literatura de terror, e uniu esse gênero à fantasia em muitas de suas obras. Uma delas é Os Sete, onde acompanhamos a trajetória de sete vampiros portugueses que acordam no Brasil depois de centenas de anos adormecidos.

Os Sete na Amazon — https://amzn.to/3hqk0eH

Os Sete — André Vianco
Os Sete — André Vianco

Outro livro de Vianco que une fantasia e terror em um clássico da fantasia sombria é Sétimo, um livro que traz a continuação da história apresentada em Os Sete. Em Sétimo acompanhamos alguns personagens que conhecemos no livro anterior e sua interação com o sétimo vampiro, último a despertar, e o mais poderoso de todos.

Sétimo na Amazon — https://amzn.to/3tRrfi1

Legado Ranger — fantasia sombria de Raphael Draccon

Uma das melhores trilogias brasileiras de fantasia sombria é sem dúvida alguma Legado Ranger, do escritor Raphael Draccon.

Draccon mistura séries japonesas de tokusatsu, fantasia, ficção-científica e terror em uma obra viciante.

Legado Ranger — fantasia sombria de Raphael Draccon
Legado Ranger — fantasia sombria de Raphael Draccon

Para comprar Legado Ranger:

Trilogia dos Espinhos

Uma fantasia sombria clássica, que precisa ser mencionada é a Trilogia dos Espinhos do escritor Mark Lawrence. Newton Nitro do Nitroblog, começa seu artigo sobre essa trilogia da seguinte forma:

“Imagine uma série de fantasia onde o protagonista é um sociopata, capaz de fazer qualquer coisa para realizar suas ambições”.

Só isso deixa qualquer um intrigado, pois protagonistas com essas características não são muito comuns.

Trilogia dos Espinhos
Trilogia dos Espinhos

Recomendo a leitura do artigo do Newton, se você quiser conhecer mais sobre essa trilogia:

Resenha: Trilogia Broken Empire — Prince of Thorns,King of Thorns,Emperor of Thorns — Um Breaking Bad Medieval!

Para adquirir os livros na Amazon:

Prince of Thorns (Trilogia dos Espinhos Livro 1)
Físico: https://amzn.to/3bosIX2
Ebook: https://amzn.to/3of4Nyt

King of Thorns (Trilogia dos Espinhos Livro 2)
Físico: https://amzn.to/3y6r5Hf
Ebook: https://amzn.to/3tPeQeF

Emperor of Thorns (Trilogia dos Espinhos Livro 3)
Físico: https://amzn.to/3uNff2H
Ebook: https://amzn.to/3oh5Iy9

Trilogia dos Espinhos completa em ebook: https://amzn.to/3yeUW0e

Senhores dos Dinossauros

Uma fantasia sombria que também mexe muito com a imaginação das pessoas é Os Senhores dos Dinossauros, trazido ao Brasil pela editora Dark Side.

Conta a história de um cavaleiro medieval que enfrenta desafios montado em seu fiel T-Rex. Tricerátopos, alossauros e tiranossauros marcham em batalhas épicas, enquanto pterodátilos voam rasantes, como fariam dragões em lendas medievais. Segundo George R. R. Martin, “é como um encontro de Jurassic Park com Game of Thrones”.

Os senhores dos dinossauros

Os Senhores dos Dinossauros:
Físico: https://amzn.to/3fgyvik
Ebook: https://amzn.to/3yaU2BA

Os Cavaleiros dos Dinossauros:

Físico: https://amzn.to/2RclbDQ
Ebook: https://amzn.to/3y82FNo

O Código Élfico — fantasia sombria de Leonel Caldela

Outro livro brasileiro incrível de fantasia sombria é o Código Élfico, do escritor Leonel Caldela.

O Código Élfico - fantasia sombria de Leonel Caldela
O Código Élfico — fantasia sombria de Leonel Caldela

Para comprar o Código Élfico: https://amzn.to/3eKfTrR

Livros de fantasia sombria de Auryo Jotha

Auryo Jotha é um author do Piauí que tem se consagrado na escrita de contos de literatura sombria. Sua coletânea de contos Carne Morta e Outros Contos Folklóricos de Dark Fantasy foi ganhador do prêmio Wattys 2018, no Wattpad, na categoria Tesouros Escondidos.

Alguns de seus contos podem ser encontrados na Amazon, como Zoo e Pássara, e na coletânea As crônicas da UniFenda.

“É como um encontro de Jurassic Park com Game of Thrones”
George R. R. Margin sobre o livro Os Senhores dos Dinossauros

Conclusão

Curtiu o artigo sobre fantasia sombria? Então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer esse subgênero incrível da literatura de fantasia.

Rod Zandonadi (eu) é escritor de literatura de fantasia, adora podcasts, ama animes, séries e filmes da Marvel/DC. Sabe que um bom café é fundamental para um dia agradável, de preferência com mel. Além deste site, ele às vezes passa pelo blog do Luís Storyteller e no podcast Bardos de Litfan. Você pode encontrar meus livros na Amazon: https://amzn.to/2JZba8R E se quiser conhecer mais do meu trabalho: Wattpad - https://www.wattpad.com/rodzandonadi Blog Crônicas de Etherion - https://medium.com/cronicas-de-etherion

Contribua com o post